Home Avicultura VISITA – ABPA recebe novo embaixador brasileiro em Moçambique

VISITA – ABPA recebe novo embaixador brasileiro em Moçambique

O novo embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo de Lima Baena Soares, visitou, nesta segunda-feira, pela manhã, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), na qual foi recebido pelo presidente-executivo, Francisco Turra, e pelo vice-presidente da entidade, Ricardo Santin.

Baena Soares destacou o plano de intensificar o fornecimento de carne de frangos, de suínos e de bovinos  provenientes do Brasil, para Moçambique.  Com este objetivo, um evento organizado pela Embaixada deverá ser promovido até o fim do ano em Maputo, reunindo empresários e representações dos exportadores brasileiros.

Turra e Santim, a direita, recebem Rodrigo Baena na sede da ABPA (Foto: ABPA)
Turra e Santim, a direita, recebem Rodrigo Baena na sede da ABPA (Foto: ABPA)

Durante o encontro, o presidente da ABPA destacou o compromisso assumido pelo Brasil de auxiliar a segurança alimentar da população moçambicana, em cooperação com as indústrias locais. O presidente da ABPA também defendeu a realização de negócios para o setor exportador de ovos.

– Temos trabalhado com foco na manutenção da oferta de produtos em espaços que não são ocupados pelos produtores de Moçambique.  É uma parceria de longa data que, com o apoio do Embaixador Soares, estamos certos que seguirá cada vez mais sólida, destacou Turra.

Em carne de aves, as exportações brasileiras apresentaram bom desempenho em 2015. Conforme levantamentos da ABPA, os embarques apresentaram elevação nos sete primeiros meses deste ano.  Ao todo, foram 3,2 mil toneladas exportadas ente janeiro e julho, volume 13,5% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.  Somente no mês de julho, foram 490,7 toneladas exportadas, contra 447,8 toneladas no mesmo mês do ano passado.

(Fonte: Ascom/ABPA)