Foto – produção de algodão começa a despontar no Tocantins (Foto: Wilson Rodrigues)

ALGODÃO – A retomada da cultura da fibra no Tocantins anima produtores

*Da Redação

Nos primeiros anos da década de 2000, o algodão, por meio das terras altas da região de Campos Lindos, no nordeste do Tocantins, ganhava força e a cada safra mais solo. Contudo, por falta de variedades validadas tanto para terras altas, quanto para terras baixas e a proibição do plantio de transgênicos no estado, a cultura definhou. Foi retomada com a liberação para o plantio de variedades trans…

Leia mais

 

O plano é resultado dos esforços desenvolvidos pelo Mapa e a CBI (Foto-arte: Divulgação)

SUSTENTABILIDADE – Lançado Plano de Investimento para Agricultura Sustentável

*Da Redação

Os sucessivos aumentos de produção e produtividade, obtidos a partir da utilização de modernas tecnologias e práticas sustentáveis no campo, contribuem para impulsionar o mercado de títulos verdes no Brasil…

Leia mais

(Arte: Banco do Brasil)

SEGURO RURAL – Governo anuncia liberação de orçamento recorde para o Programa em 2020

 *Da Redação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta terça-feira, 23, o cronograma de liberação do orçamento para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) em 2020 (Resolução nº 74)…

Leia mais

Para manter a qualidade da produção, sojicultores deverão cumprir o período do vazio sanitário da soja (Foto: Ascom/Adapec)

SOJA – Vazio sanitário começa a partir de 1º de julho

*Da Redação

Começa no próximo 1º de julho, no Tocantins, o período do vazio sanitário da soja, que segue até 30 de setembro.  Sendo assim, os sojicultores estão proibidos de manter o plantio da oleaginosa em lavouras de sequeiro. A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) estabelece esta medida como forma de prevenção e controle da ferrugem asiática, principal praga que ataca a cultura…

Leia mais

“Estas florestas pertencem aos brasileiros” (Foto: Internet)

“GRILO”  – Cientistas mapeiam grilagem em florestas públicas na Amazônia

*Da Ascom/IPAM

Um novo artigo científico de autores brasileiros, publicado nesta segunda-feira, 23,  na revista “Land Use Policy”, mapeia a grilagem em florestas públicas não-destinadas na Amazônia. Dos 49,8 milhões de hectares de florestas sob responsabilidade estadual e federal, mas ainda não alocados a nenhuma categoria de uso, 11,6 milhões de hectares foram declarados irregularmente como imóveis rurais, de uso particular, no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Essa área equivale a dois estados do Rio de Janeiro…

Leia mais