O Ruraltins quer conhecer melhor os agricultores e o que eles querem plantar. (Foto: Ascom/Ruraltins)
O Ruraltins quer conhecer melhor os agricultores e o que eles querem plantar. (Foto: Ascom/Ruraltins)

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio da Unidade Local de Execução de Serviços (Ules) em Pedro Afonso, promoveu na manhã desta sexta-feira, 12, uma reunião com a comunidade da Associação de Buritirana, em Bom Jesus do Tocantins, a 210 km de Palmas. O objetivo é elaborar um Diagnóstico Rural Participativo (DPR), além de sistematizar ações conjuntas com entidades que atendem o agricultor familiar.

De acordo com Pericleon Alves Rocha, supervisor da Ules em Pedro Afonso, a ação reuniu aproximadamente 50 famílias da comunidade de Buritirana. Para o supervisor, por meio do diagnóstico é possível obter informações mais precisas sobre os agricultores e agricultoras, tais como, o que desejam produzir, o que é possível produzir e o quantitativo que planejam produzir.

– Com essas informações vamos poder fazer um plano de assistência técnica e extensão rural (Ater) a ser desenvolvidos pelo Ruraltins e parceiros – explicou Pericleon Alves Rocha.

Ainda de acordo com o supervisor, o Ruraltins está trabalhando em um projeto denominado Projeto Ater Mais.

– A Ules de Pedro Afonso está buscando órgãos afins com a assistência técnica e extensão rural para firmarmos parcerias e juntos maximizar as ações, por exemplo, na reunião de diagnóstico estiveram presentes órgãos como Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Prefeitura Municipal e Banco da Amazônia – frisou Pericleon Alves Rocha.

Diagnóstico Rural Participativo

É um conjunto de técnicas e ferramentas que permite que as comunidades façam o seu próprio diagnóstico e a partir daí comecem a autogerenciar o seu planejamento e desenvolvimento. Desta maneira, os participantes poderão compartilhar experiências e analisar os seus conhecimentos, a fim de melhorar as suas habilidades de planejamento e ação.

(Fonte: Ascom/Ruraltins, com edição de Cerrado Rural)