*Da Redação

A mosca-do-chifre (Haematobia irritans) é um ectoparasita que ataca bovinos e suga o sangue de 15 a 40 vezes por dia. Ela se posiciona em áreas onde o animal tem dificuldade de alcançar, como abdômen e dorso, causando irritação e desconforto.

A praga causa grandes prejuízos à pecuária (Foto: Divulgação)

– A infestação pela mosca-do-chifre é mais comum em períodos quentes e úmidos do ano. Como sua multiplicação é rápida, é comum que ocorram surtos nas propriedades – explica Guilherme Moura, gerente de serviços veterinários da unidade de grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.

As fezes frescas dos bovinos são o local de proliferação da mosca-do-chifre. As fêmeas deixam seus ovos no bolo fecal e em 24 horas as larvas eclodem. Da postura do ovo até a fase adulta do inseto são em média apenas dez dias.

O gado não consegue espantar os insetos e acaba perdendo energia, ficando estressado. Além disso, se agrupam e evitam pastejar.

– Para produzir, o gado precisa estar confortável. Assim, a combinação de estresse e diminuição no consumo de alimento pelo animal contribuem para queda da produtividade das fazendas. Estima-se que a mosca-do-chifre gere queda de 20% na produção de leite e na produção de carne os animais são extremante afetados, podendo perder até 10% de seu peso – informa Moura.

Além disso, quando há grande concentração de mosca-do-chifre, a qualidade do couro dos bovinos é afetada. As feridas causadas por esse parasita podem atrair outras moscas, como por exemplo as da espécie Cochliomyia hominivorax que provocam a miíase cutânea, uma doença secundária conhecida popularmente como bicheira. Tais moscas depositam os ovos nessas feridas e as larvas eclodindo causam um agravamento da lesão, uma vez que se alimentam do tecido vivo do animal.

 Solução é o uso de Brinco Mosquicida 

O pecuarista tem como solução de combate à mosca-do-chifre a utilização do Brinco Diazinon, da Vetoquinol Saúde Animal.

– É um produto à base de Diazinon que controla a mosca-do-chifre com eficácia, possui uma rápida ação de repelência e protege os animais por até 180 dias – explica Humberto Moura, gerente de produtos da Unidade de Grandes Animais da Vetoquinol Saúde Animal.

A ação do Brinco Diazinon é imediata e tem efeito prolongado (até seis meses) no controle da mosca-do-chifre. O brinco deve ser aplicado por um aplicador específico para brincos em animais na região mediana da face externa da orelha, evitando a perfuração dos vasos sanguíneos na cartilagem auricular. O Brinco Diazinon deve ser retirado 180 dias após a aplicação.

– Nesse momento, havendo ainda condições propícias para novas infestações, novos brincos deverão ser colocados, sempre importante tratar todo o rebanho da fazenda, assim temos uma eficácia de controle maior e evita-se o aparecimento de resistência – diz o gerente de serviços veterinários da Unidade de Grandes Animais da Vetoquinol Saúde Animal.

*Fonte: Texto Comunicação Corporativa, com texto editado pela Cerrado Rural Agronegócios