*Da Redação

Representantes de 27 empresas públicas se reunirão, em Palmas, nos dias 20 e 21 de março. O evento está sendo organizado pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e acontecerá no Hotel 10, a partir das 8 horas. Ele tem como objetivos planejar, monitorar e avaliar os indicadores das ações de assistência técnica e extensão rural desenvolvidas em todo país.

Fortalecimento da agricultura familiar será um dos focos do encontro das empresas publicas de assistência técnica e extensão rural (Foto: Divulgação)
Fortalecimento da agricultura familiar será um dos focos do encontro das empresas publicas de assistência técnica e extensão rural (Foto: Divulgação)

O encontro faz parte da programação da 54ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer, que, pela primeira vez, acontecerá no Tocantins. A pauta do evento traz discussões importantes para o setor como políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, contratos de serviços, sistema de monitoramento de assistência técnica e extensão rural, atendimento ao médio produtor e mobilidade social, além de assuntos técnicos e administrativos da entidade.

O presidente do Ruraltins, Pedro Dias, destaca que a realização da Assembleia, em Palmas, reflete o bom momento vivido pela agricultura familiar tocantinense, que tem seu potencial reconhecido em nível nacional.

– As assembleias são fóruns legítimos para discutir tudo que é de interesse da extensão rural das entidades públicas de Ater e, claro, da agricultura familiar, razão de ser de toda essa movimentação e união das entidades em torno do fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor – enfatiza Pedro Dias.

 Na oportunidade, será discutida uma pauta especifica para o ano, bem como as políticas em longo prazo.

– Neste encontro, por exemplo, vamos formular um documento que será entregue a todos os candidatos à Presidência da República, nas eleições deste ano, onde apontaremos medidas e caminhos a serem seguidos, que mostram soluções aos problemas e gargalos para melhorar a vida dos agricultores familiares – pontua o presidente.

Pedro Dias destaca ainda que a assembleia é um evento de grande relevância, sendo muito mais técnico do que político.

– A assembleia tem o papel de municiar os governantes tanto em nível nacional, de estado e município sobre as políticas públicas de Ater, por isso a consideramos de muita importância. O Tocantins está sendo privilegiado, em receber os dirigentes das empresas públicas de extensão rural, justamente porque temos um contingente expressivo de agricultores familiares – diz.

São mais de 52 mil estabelecimentos reconhecidos pelo IBGE, e isso, conforme Pedro Dias,  não é pouco para um estado jovem como o Tocantins.

– Essa realidade mostra a aptidão desse segmento no nosso Estado, demonstrando também o quanto temos que fazer e construir para melhorar a vida do agricultor familiar no Tocantins –  finaliza.

A abertura oficial da 54ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer acontecerá no dia 20 de março, às 20 horas, no Hotel 10.

Asbraer

A Asbraer é uma organização de representação política das entidades públicas estaduais de assistência técnica e extensão rural. Fundada em 1990, a Asbraer busca o fortalecimento e a ampliação da assistência técnica e extensão rural no país. Para isso, atua com os órgãos do poder executivo federal, Câmara dos Deputados Federais e Senado.

*Material produzido pela Ascom/Ruraltins, com edição de Cerrado Rural Agronegócios