Da Redação*

Em comemoração aos 70 anos da extensão rural no Brasil, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), promove de 03 a 05 de dezembro (segunda a quarta-feira), a Semana Nacional do Extensionista 2018, com a participação de representantes das instituições da Rede Nacional de Ater, da qual o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) faz parte.

A Semana Nacional do Extensionista Rural 2018 tem como objetivo ainda celebrar o Dia do Extenisonista Rural, comemorado no dia 6 de dezembro. (Foto: Divulgação)
A Semana Nacional do Extensionista Rural 2018 tem como objetivo ainda celebrar o Dia do Extenisonista Rural, comemorado no dia 6 de dezembro. (Foto: Divulgação)

Na oportunidade, em reconhecimento e valorização do trabalho dos extensionistas que integram os projetos realizados pelas empresas de assistência técnica e extensão rural, em parceria com a Anater, será entregue a Medalha Ordem do Mérito Ater 2018, a um extensionista de cada unidade da Federação. A solenidade ocorrerá na segunda-feira, 03, no auditório Nereu Ramos, anexo II da Câmara dos Deputados, em  Brasilia-DF, às 17h.

Pelo Tocantins, recebe a homenagem o extensionista rural Paulo Henrique Santos Ramos, do escritório local de Aliança do Tocantins, que há 15 anos atua junto às famílias rurais.

– Dentro do convênio entre Anater e Ruraltins, atendemos famílias em 20 unidades de produção familiar nas cadeias produtivas da cana-de-açúcar, mandioca, bovino de corte e banana, levando todas as orientações necessárias para a condução das atividades. Estou muito feliz e honrado em receber essa premiação como reconhecimento pelo nosso trabalho como agente de campo – avalia o extensionista.

Ainda conforme ele, é gratificante saber que os serviços prestados nos municípios de Aliança e Crixás do Tocantins, contribuem para o desenvolvimento rural sustentável e consequentemente fortalecem o setor agropecuário tocantinense.

– Agradeço a Deus por ter me tornado extensionista rural e de fazer parte desta equipe do Ruraltins – comemora.

Parceria

A parceria entre Ruraltins e Anater foi firmada em dezembro de 2017, com o objetivo de melhorar a produtividade dos agricultores familiares do Estado, por meio do fortalecimento das ações de assistência técnica. O convênio destina recursos na ordem R$ 3,8 milhões e contempla agricultores em 50 municípios tocantinenses, abrangendo as sete regionais do Ruraltins, distribuídas em todo Estado. A iniciativa conta com a participação de 100 técnicos do órgão, que desenvolvem ações sequenciadas nas propriedades rurais beneficiárias.

Dia do Extensionista

Com uma programação especial, a Semana Nacional do Extensionista Rural 2018 tem como objetivo ainda celebrar o Dia do Extenisonista Rural, comemorado no dia 6 de dezembro. A iniciativa tem a proposta de mostrar os principais resultados e as perspectivas das ações da Anater na reestruturação da assistência técnica e extensão rural no Brasil e na promoção do desenvolvimento rural sustentável, tendo como centro do debate a integração entre a Ater, o ensino e a pesquisa.

*Fonte: Ascom/Ruraltins, com edição de Cerrado Rural Agronegócios