*Da Redação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), participou, na manhã desta segunda-feira, 8, da 31ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), sobre as perspectivas de ações e projetos para assistência técnica e extensão rural no pós-pandemia. O órgão estava representado pelo seu  vice-presidente, José Aníbal Lamattina, e pelo diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Kin Gomides,

O encontro, realizado via web conferência, teve como pauta principal os 30 anos da Associação (Foto: Ascom/Ruraltins)

O encontro, realizado via web conferência, teve como pauta principal os 30 anos da Associação e a sua importância no cenário atual, e ainda a perspectiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) no pós-pandemia do novo coronavírus.

Na abertura, realizada pelo presidente da instituição, Nivaldo Magalhães, ele recitou um poema em alusão à data e frisou a presença, pela primeira vez, de uma Ministra de Estado, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, para juntos debaterem as perspectivas de ações e projetos para assistência técnica e extensão rural no pós-pandemia.

Para o vice-presidente, José Aníbal, o debate serviu para fortalecer a atuação da extensão rural, principalmente pela participação e disponibilidade da Ministra Tereza Cristina, que na ocasião apontou o recurso na ordem de R$ 40 milhões destinado à Ater Pública nacional, e as linhas de crédito disponíveis aos pequenos e médios agricultores.

– Aqui [Tocantins] podemos destacar a aplicação desses recursos aos Convênios Oportunidade, Ater/Médio [Assistência Técnica e Extensão rural para o Médio Produtor], ao Plano ABC [Agricultura de Baixa Emissão de Carbono], ao Quintal Verde II e, em parceria com a Embrapa, o fomento à piscicultura no Estado”, frisa o gestor.

Na ocasião, em nome do presidente, Thiago Dourado, parabenizou a Asbraer, pela importante atuação junto aos órgãos Estaduais de assistência Técnica e Extensão rural, em defesa da ater pública e do desenvolvimento no campo.

Além da participação da ministra no evento virtual, estão presentes também o secretário de Agricultura Familiar do Mapa, Fernando Schwanke, o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva e o presidente da Frente Parlamentar de ATER da Câmara dos Deputados e Ex-Presidente da Asbraer, deputado Zé Silva (Solidariedade/MG).

Sobre a Asbraer

Fundada em 8 de junho de 1990, a Asbraer representa politicamente as entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural em nível nacional, mantendo ativa a integração e o intercâmbio das 27 associadas distribuídas pelos estados e Distrito Federal. A asbraer trabalha para garantir iniciativas políticas e planejamento para levar qualidade de vida para o campo, desenvolvimento rural sustentável e inovação.

Em sintonia com as filiadas, a Asbraer assegurou a inserção da assistência técnica e da extensão rural na agenda nacional, em defesa de um modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo.

*Fonte: Ascom/Ruraltins, com informações da Ascom/Asbraer