A Regional Palmas tem um rebanho de 180 mil das mais de 8 milhões de cabeças em todo o Tocantins (Foto: Adapec)
A Regional Palmas tem um rebanho de 180 mil das mais de 8 milhões de cabeças em todo o Tocantins (Foto: Adapec)

Teve início, oficialmente, nesta quarta-feira, 1º de novembro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. A solenidade simbólica foi realizada pela Unidade Local da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) de Palmas (TO),  na Fazenda Terra Prometida, em Santa Tereza do Tocantins, região central do estado.

Segundo a chefe da Unidade Local de Palmas, Joseane Martins Fernandes, os técnicos da Adapec acompanharam na propriedade a vacinação contra a febre aftosa dos bovinos com idade até 24 meses, conforme prevê a 2ª etapa de vacinação contra a doença.

– O produtor aproveitou a oportunidade, e além de vacinar contra a aftosa, também vacinou todo o rebanho da fazenda contra outras doenças, como a raiva e clostridiose – disse Joseane.

O delegado da Adapec da Regional de Palmas, Edivaldo Mascarenhas, disse que a equipe está pronta para atender a demanda da 2ª etapa campanha contra febre aftosa nos nove municípios que compõem a regional.

– Temos uma equipe comprometida com o trabalho da Adapec e pronta para atender os produtores rurais em todos os municípios da nossa regional –  ressaltou Edivaldo.

– Estamos hoje, dando início à segunda etapa da campanha contra aftosa, e esperamos repetir os altos índices de cobertura vacinal que estamos alcançando nos últimos anos – disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Ele acrescenta ainda que o empenho de cada regional do órgão junto aos produtores é fundamental para o sucesso da campanha.

A regional de Palmas possui um rebanho de bovídeos de aproximadamente 180 mil cabeças. Já o município de Santa Tereza, onde aconteceu o evento possui aproximadamente 20 mil cabeças de bovídeos.

A regional é composta pelos munícipios: Palmas, Aparecida do Rio Negro, Santa Tereza, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Mateiros, São Felix, Rio Sono e Lizarda.

Da Ascom/Adapec, com edição de Cerrado Rural Agronegócios