Home Destaques UNITINS – Vale do Araguaia terá curso de Tecnólogo em Agronegócio

UNITINS – Vale do Araguaia terá curso de Tecnólogo em Agronegócio

Da Redação*

A região do Vale do Araguaia, no Tocantins, que vem se destacando na produção agropecuária, vai ter seu curso de Tecnólogo em Agronegócio, por meio do mais novo campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Ato de autorização para implantação do Câmpus em Paraíso foi realizado na manhã desta sexta-feira, 25, no Palácio Araguaia (Foto: Ezequias Araújo/Governo do Tocantins)

Nesta sexta-feira, o governador estado, Mauro Carlesse, autorizou a implantação do Câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Paraíso, uma das principais cidades desta região. O ato foi realizado no Palácio Araguaia, em reunião com o reitor da Unitins, Augusto Resende, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, e o deputado federal Osires Damaso, que assegurou os recursos, por meio de emendas parlamentares para a implantação e manutenção inicial da instituição no município.

Os estudos técnicos para instalação do câmpus no município iniciaram ainda no ano passado e apontaram para viabilidade de implantação, além do curso de Agronegócio, dos de Direito e Ciências Contábeis. A instituição vai funcionar inicialmente nas instalações do Colégio Estadual Trajano Coelho Neto e, segundo o reitor da Universidade, Augusto Resende, a expectativa é que o primeiro vestibular seja realizado em fevereiro do próximo ano. Por sua vez, o governador Mauro Carlesse se comprometeu a implantar também o curso de Medicina, que deverá funcionar em 2021.

 – É um projeto que estava sendo elaborado há mais de um ano e que torna realidade o sonho da comunidade de Paraíso e de todos os municípios do Vale do Araguaia. Uma das nossas dificuldades era a falta de orçamento, que foi resolvida com a disposição do deputado Osires Damaso em destinar R$ 3 milhões em emenda parlamentar – garantiu o governador Mauro Carlesse.

Para o deputado federal Osires Damaso, a implantação desses cursos atende uma antiga reivindicação da população de toda a região.

– Esse projeto já estava em andamento e, para mim, é uma satisfação muito grande estar alocando recursos de emendas para viabilizar a instalação da Unitins. Estou me comprometendo também em garantir recursos para manutenção da Unitins em Paraíso para os próximos três anos e implantação do curso de Medicina – assegurou o deputado.

O reitor Augusto Resende explicou que para implantar esses cursos foi realizado um amplo estudo técnico para descobrir quais as reais necessidades da comunidade local.

– A Unitins inicia suas atividades em Paraíso no próximo ano com cursos de vanguarda, que vão atender a demanda da população – frisou o reitor.

Ele lembrou que os próximos passos serão a estruturação técnica da parte de estrutura física e dos equipamentos necessários e, paralelo a isso, os projetos dos cursos, de ensino, formação de equipes de docentes qualificados para atender as necessidades dos cursos instalados, bem como os laboratórios.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, explicou que a pasta é parceira desse projeto porque acredita na forma de pensar do governador Mauro Carlesse, que projeta o setor da educação básica ao ensino superior.

– Não poderíamos deixar de participar de um projeto tão importante para a Educação, é um projeto macro, que também conta com o apoio do deputado Osires Damaso – ressaltou.

*Fonte: Secom/TO, com edição de Cerrado Rural Agronegócios