Home Uncategorized TEMPO E TEMPEATURA – Seagro-TO disponibiliza site para informações agrometereológicas

TEMPO E TEMPEATURA – Seagro-TO disponibiliza site para informações agrometereológicas

Serviços metereológicos podem ser acessados via site da Seagro. (Foto: Ascom/Seagro)
Serviços metereológicos podem ser acessados via site da Seagro. (Foto: Ascom/Seagro)

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro) disponibilizou  em seu site link para seu portal de agrometeorologia. O portal da Seagro é www.seagro.to.gov.br, em cuja capa está um banner linkando para este serviço.

Mas se o interessado preferir pode digitar na barra endereço: www.agrometeorologia.seagro.to.gov.br.  O objetivo é o  de divulgar informações sobre as condições meteorológicas e agrometeorológicas do Tocantins de forma a subsidiar a vocação agropecuária do Estado, uma vez que irá auxiliará o processo de planejamento e de tomada de decisão agrícola.

As informações e produtos disponíveis no Portal são gerados pela Gerência de Agrometeorologia da Seagro em parceria com a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

Portal Agrometeorologico
O novo portal de serviços da Seagro-TO)

A gerente de Agrometeorologia da Seagro, Denise Coelho Gomes, explica que os produtos disponibilizados, são: temperaturas médias do ar (máxima e mínima) dos últimos 07 dias; umidade relativa média do ar dos últimos 07 dias; imagens de satélite; boletins agrometeorológicos, a partir de informações de variáveis meteorológicas e agrometeorológicas observadas nos últimos 07 dias (diagnóstico de tempo); previsão do tempo diária, semanal e quinzenal (prognóstico de tempo); precipitação acumulada (mm) dos últimos 07 dias.

De acordo com a gerente, está disponibilizado ainda a evapotranspiração, capacidade e armazenamento de água no solo.

– Essas informações servem como ferramenta de apoio aos governos estadual e municipal, empresários e pequenos produtores rurais nas tomadas de decisões em âmbito estadual, das propriedades rurais e de ações estratégicas por parte dos governos em todo o Tocantins.

Denise Coelho Gomes diz que também está disponível o monitoramento de eventos extremos, quando houver (tempestade, ventos fortes, etc), visando estabelecer um sistema de alerta agrometeorológico para o Estado.

(Fonte: Ascom/Seagro)