Da Redação

Antônio Oliveira se reúne com o Superintendente, Rodrigo Guerra e equipe (Foto: Divulgação0
Antônio Oliveira se reúne com o Superintendente, Rodrigo Guerra e equipe (Foto: Divulgação0
O I Congresso e Feira de Tecnologias para Pesca e Aquicultura do MATOPIBA – edição Tocantins ( II PISCISCHOW) e o I Congresso e Feira de Tecnologias para Avicultura, Suinocultura e Laticínios  do MATOPIBA – edição Tocantins (I AVISULEITE), conseguiu nesta terça-feira, 31, mais um importante apoio técnico e institucional: o da Superintendência do Ministério da Agricultura no Tocantins.
Esta decisão foi anunciada após reunião de apresentação destes dois eventos pelo coordenador destes, jornalista Antônio Oliveira,  ao superintendente da Pasta, Rodrigo Guerra e os diretores de áreas Humberto Simão, Luís Felipe Lopes, Júlio Cesar e Eustáquio Santos. Apoio garantindo não só para os eventos supracitados, mas para o seminário “Novos Caminhos para a Produção de Alimentos no Tocantins”,  voltado para os novos prefeitos e secretários de Agricultura deste Estado, e que lança, oficialmente, os dois eventos.
Embora reconhecendo o grande e complexo desafio de se fazer ao mesmo tempo dois eventos voltados para diferentes cadeias produtivas e em pleno mês de julho, período de férias, o superintendente Rodrigo Guerra e sua equipe manifestaram o  reconhecimento da importância estratégica do PISCISHOW e do AVISULEITE para o Estado do Tocantins e região do MATOPIBA.
Sobre o seminário “Novos Caminhos…” Guerra e sua equipe disseram que a o evento se encaixa perfeitamente na necessidade do Ministério da Agricultura em esclarecer prefeitos e secretários da Agricultura dos municípios de como se elaborar projetos para as áreas de agricultura, pecuária e outros segmentos, sobretudo para a agricultura familiar, e como conseguir recursos junto ao Ministério. Conforme eles, todos os anos sobra dinheiro para esses projetos e muitos municípios devolvem recursos por falta de projetos concretos para o desenvolvimento de projetos  agropecuários e correlatos.
A Superintendência se comprometeu a trazer um técnico do Mapa para fazer palestra de esclarecimento sobre este problema e outros especialistas da Pasta e de outras instituições para a difusão de tecnologias voltadas para a piscicultura, avicultura, suinocultura e laticínios.
Durante a reunião foi colocado por Antônio Oliveira a polêmica sobre a intenção da Embrapa Pesca e Aquicultura e iniciativa privada em introduzir a tilápia no Tocantins.
– Há os que são contra e os que são favoráveis. Preferi, na condição que estou, não tirar partido, mas promover o debate por meio de palestras de um lado e de outro e, logo após, uma mesa redonda sobre o assunto – disse Oliveira.
Os técnicos da Superintendência assim se colocaram também e se comprometeram colaborar neste debate.
Quanto ao fato da PISCISHOW e do AVISULEITE  serem realizados no mês de julho, Antônio Oliveira esclarece que Palmas oferece muitos atrativos para os congressistas: suas praias, cachoeiras, arquitetura moderna, etc, que podem entrar no pacote dos congressistas regionais e nacionais. Este um segundo propósito.
No Sebrae-TO
????????????????????????????????????
(Foto: Regina Azevedo/Sebrae-TO)
Ainda nesta terça-feira, Antônio Oliveira apresentou o II PISCISHOW e o I AVISULEITE ao presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-TO, empresário Pedro Ferreira. Bastante atente e questionador – talvez testando o equilíbrio e grau de conhecimento do Coordenador dois eventos -, classificou as duas iniciativas como de fundamental importância para o Tocantins e que chega no momento certo.
– Momento em que o Tocantins começa a se deslanchar nestas quatro cadeias produtivas – disse.
Conforme ele, são iniciativas que não tem como o Sebrae ficar fora, mas dentro de seus limites neste período de contenção de despesas. Mas considerou que a iniciativa do jornalista Antônio Oliveira procurar a entidade para somar forças foi “uma iniciativa inteligente”.
Ainda conforme ele, tais iniciativas não se constroem só, mas com parcerias.
– Nos busca para construirmos juntos – definiu o encontro o  presidente Pedro Ferreira.
Ele observou que presidente um conselho deliberativo mas que a execução é do Superintendente do órgão, Omar Henneman, a que cabe dar a palavra final sobre a viabilidade dos projetos. Mas, esclareceu que já havia consultado o Superintendente e este havia manifestado interesse em discutir a parceria proposta com o coordenador Antônio Oliveira.
– Jamais tivemos ou temos a intenção de assinar sozinhos estas duas iniciativas – diz, sempre, o jornalista.
Oliveira esteve também em conversa preliminar com o Sicredi, no Tocantins, cujas decisões nesses casos são tomadas em Campo Grande (MS), sede central desta cooperativa de crédito.
Conforme Oliveira, estas reuniões em busca de parceiros prosseguem até o final do mês de abril em todo o MATOPIBA.
O II PISCISHOW e o I AVISULEITE serão realizados entre os dias 13 e 15 de julho deste ano no Centro de Convenções de Palmas.