Home Eventos AGROTINS 2018 – Unitins prepara vasta programação para o evento

AGROTINS 2018 – Unitins prepara vasta programação para o evento

**Da Redação

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participará da 18ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018) com ações no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão. Assim, conforme a Academia, ela cumpre sua missão enquanto instituição de Ensino Superior (IES). A Agrotins será realizada de 8 a 12 maio no Centro Agrotecnológico de Palmas.

A Unitins realizará palestras, minicursos e oficinas, além de outras atividades em dois locais: o Complexo de Ciências Agrárias (CCA), onde também ocorrerá o receptivo de todas as caravanas que chegarem para a Agrotins; e a Vitrine dentro da Feira.

No CCA estarão expostos o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta), o Núcleo de Zoologia e Taxidermia (NZT), o Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH), além de estações de Dia de Campo. Algumas oficinas e minicursos serão realizados também no CCA. Os inscritos devem se atentar ao local de cada evento.

Já na Vitrine, dentro do espaço da Feira, a Unitins ofertará palestras em mini auditório; apresentará exposição da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que mostrará ao público todos os cursos que oferece em cada um de seus Campi; além da exposição do Projeto Câmpus no Campo, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e exposições de trabalhos e pesquisas de professores da universidade. O espaço ofertará atendimentos ao público como aferimento de pressão, orientações jurídicas, além de contar com programação cultural organizada pelo Centro Acadêmico de Engenharia Agronômica da Unitins (CAEA).

Vitinine viva da Unitins na Agrotins (Foto: Ascom/Unitins)
Vitinine viva da Unitins na Agrotins (Foto: Ascom/Unitins)

As inscrições para as palestras, oficinas e minicursos podem ser realizadas clicando aqui. Cada palestra tem limite de 20 vagas.

Confira a programação

Quarta-feira (9)

Na quarta-feira, 9, no período da manhã, das 9 às 10 horas, o professor doutor Danilo dos Santos, da Unitins, irá realizar uma palestra com o tema Adubação foliar em grandes culturas.

Já Associativismo e Cooperativismo é o tema da palestra a ser ministrada pelo engenheiro agrônomo Ítalo Schellive, também no auditório da Unitins na Agrotins, das 10h15 às 11h15.

No Complexo de Ciências Agrárias (CCA) será realizado o minicurso Tecnologia de Alimentos: Panificação, com a professora doutora Rosilene Naves (Unitins), a partir das 8h30.

Também ocorre no CCA, a partir das 8h45, o minicurso Mecanização Rural: Tecnologia de Aplicação de Defensivos, com o professor doutor Expedito Cardoso (Unitins) e o engenheiro agrônomo Anderson Lambelligini (Mestrando – UFT).

No período vespertino, a Unitins realiza a palestra com o professor Bruno Carrilho (Doutorando UnB) com o tema Técnicas de melhoria de vias/estradas rurais, a partir das 14h30.

Já a palestra Preparo do solo para produção de hortas sustentáveis, com o professor mestre Thiago Lazári (Unitins), será a partir das 15h45. Todas as palestras ocorrerão no auditório da Vitrine da Unitins.

Quinta-feira (10)

Na quinta, 10, a partir das 9 horas ocorre a palestra Panorama Fitossanitário da Fruticultura Tocantinense, com o engenheiro agrônomo Lenito Abreu (Adapec). Em seguida, às 10h15, o professor doutor Marcos Moraes (Unitins) realiza a palestra Produtividade da Soja em Função da Qualidade Fisiológica das Sementes. Ambas ocorrem no Auditório da Unitins.

À tarde, a partir das 14h30, ocorrerá o minicurso Construções de cercas elétricas rurais, com o doutor Walter Cláudio de Oliveira (Belgo Bekaert), no CCA.

Às 15h45 a professora doutora Roberta Zani (Unitins) realizará a palestra Uso de Extratos de Plantas no Controle de Insetos-Praga, no auditório da Unitins.

Sexta-feira (11)

No penúltimo dia da Agrotins, a Universidade apresenta a palestra Uso Correto e Seguro de Defensivos Agrícolas, a partir das 9 horas com o mestre Luís Henrique Fróes (Aeato), no auditório da Unitins.

Às 10h15, o engenheiro agrônomo Carlos André Peixoto (Lira) conduzirá a palestra sobre Integração como Ferramentas de Amortização de Custo de Implantação de Pastagens, também no auditório da Unitins.

O minicurso Elementos de Zoologia: morfológicos e adaptativos de animais invertebrados e vertebrados ocorrentes em zona rural será ministrado pelo professor doutor Fernando Lima (Unitins), no CCA.

Na sexta-feira a tarde, a partir das 14h30, ocorre a palestra Ameaça de Pragas Emergentes no Brasil e Estratégias de Manejo com o professor doutor Efraim de Santana (Unitins) e às 15h45, a palestra Disrupção tecnológica no agronegóciocom o professor mestre Augusto Rezende (Unitins). Ambas as palestras ocorrem no auditório da Unitins.

Estações de Dia de Campo

Durante a Agrotins, a Unitins preparou para os visitantes uma exposição no CCA, dividida em estações. A ideia é possibilitar um Dia de Campo que mostrará algumas das atividades da Universidade.

Na Estação 1, os visitantes poderão conferir uma exposição de materiais arqueológicos e paleontológicos tocantinenses, organizada pelo Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta), com visita guiada pela professora mestre Antonia Custódia Pedreira e equipe.

Na Estação 2, o Núcleo de Taxidermia e Zoologia (NZT) preparou uma exposição de animais taxidermizados. A visita será guiada pelo professor mestre Marcos Aurélio Câmara e equipe.

Na Estação 3, a Unitins oferecerá atendimento sobre clima. Serão repassadas informações climáticas e recursos em tempo real, com atendimento direto com o coordenador do Núcleo de Meteorologia (Nemet/RH), professor Renato Eurípedes e equipe.

Na Estação 4, os visitantes poderão aprender sobre a vida das abelhas sem ferrão, com a engenheira agrônoma Maísa Fernandes, da Unitins.

E na Estação 5, o manejo de pastagens visando alta produtividade será apresentado pela acadêmica Miele Biellau, do curso de Engenharia Agronômica da Unitins/Câmpus Palmas.

Atendimento e diversão

Além das palestras outras atividades serão oferecidas por outros cursos da Unitins. O curso de Direito prepara atendimento sobre reforma agrária. O curso de Engenharia Agronômica fará atendimento sobre compostagem e o curso de Serviço Social prestará atendimento sobre agricultura familiar.

O curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis estará na Vitrine realizando atendimentos básicos de saúde aos visitantes da feira, como aferir pressão arterial, verificar a glicemia e sobre primeiros socorros. Os atendimentos são voltados para os acadêmicos e o trabalhador rural que visitar a Vitrine.

Jogos interativos (Quiz) e apresentações musicais também estarão ocorrendo na Vitrine da Unitins na Agrotins, das 15h30 às 17h30 nos três dias.

* Programação sujeita a alterações.

**Fonte: Ascom/Unitins, com edição de Cerrado Rural Agronegócios